Equipamentos atestam qualidade de combustíveis produzidos na Ufersa

By 4 de outubro de 2024Notícias NPCO2

Equipamentos asseguram qualidade dos combustíveis para testes com motor.

Biocombustíveis produzidos a partir de vegetações típicas da caatinga estão passando por testes de qualidade em laboratórios da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). Os equipamentos estão instalados em laboratórios do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2), vinculado aos centros de Engenharia e Ciências Agrárias.

“As nossas pesquisas pesquisas incluem misturas com diferentes tipos de combustível”, afirma um dos coordenadores do NPCO2, Frederico do Carmo. “Então esses equipamentos nos dão segurança para utilizar o *óleo que nós produzimos aqui em testes com motor”.

No Laboratório de Análise de Combustíveis e Lubrificantes, por exemplo, os biocombustíveis e suas misturas são analisados de acordo com a biomassa utilizada, segundo os parâmetros da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e de normas nacionais e internacionais. A lista inclui análises de Ponto de Fulgor, Massa Específica, Viscosidade e Infravermelho, entre outras.

Além de atestarem a qualidade dos combustíveis produzidos em diferentes projetos de pesquisa, os equipamentos proporcionam a estudantes de graduação e pós-graduação um treinamento alinhado com práticas modernas de aferição da qualidade.

Outra etapa de avaliação que também pode ser realizada na Ufersa é a análise das emissões de gases poluentes. A aquisição de um Opacímetro e de um Analisador da Gases proporciona aos pesquisadores a avaliação precisa dos gases produzidos durante a queima dos combustíveis. “Conseguimos analisar as emissões de gases poluentes dos combustíveis que causam o efeito estufa, como monóxido de carbono, dióxido de carbono, alguns hidrocarbonetos, material particulado, nitrogênio…”, enumera o pesquisador Frederico do Carmo.

Aparelho que detecta ponto de fulgor de biocombustíveis.

Laboratório de Análise de Combustíveis e Lubrificantes fica localizado no lado Leste do campus de Mossoró da Ufersa.