Skip to main content

NPCO2 promove primeiras palestras do Mossoró Oil & Gas 2024

By 26 de novembro de 2024Notícias NPCO2

Palestra sobre o tema “Biochar no Semiárido – transformando resíduos em oportunidade de negócios”

A edição 2024 do Mossoró Oil & Gas 2024 teve início nesta terça, dia 26, com a apresentação de pesquisas e projetos do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2) da Ufersa.

A programação contou com a presença do reitor e do vice-reitor da Ufersa, professores Rodrigo Codes e Nildo Dias; da Assistente de Meio Ambiente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ludimilla Valente; além de representantes de empresas, estudantes e pesquisadores.

A produção de biochar a partir de matérias primas disponíveis na região semiárida foi o principal tema apresentado. Na palestra “Biochar no Semiárido – transformando resíduos em oportunidade de negócios”, o coordenador do NPCO2, Frederico Ribeiro do Carmo, apresentou dados sobre a produção mundial e nacional de biochar.

“O potencial de crescimento do uso de biochar no sequestro de carbono é inegável”, afirmou Frederico Ribeiro do Carmo, professor do Centro de Engenharias do campus de Mossoró da Ufersa. De acordo com ele, a mitigação das emissões de gases do efeito estufa por meio da fertilização do solo com biochar já é uma realidade no Brasil e no mundo. “Nós temos dados apontando um mercado de 2.13 bilhões de dólares já em 2024, com possibilidade de crescimento para 5.2 bilhões até 2032”.

Além de expandir a produção de biochar a partir de matérias primas como a moringa e a casca da castanha de caju, as pesquisas do NPCO2 estão aprimorando a identificação das melhores condições de utilização do biochar na região semiárida. “Hoje nós já temos muitas empresas produzindo o biochar em grande escala, mas a maior parte dos dados disponíveis diz respeito à realidade de países do hemisfério norte”, aponta Frederico do Carmo. “Por isso é tão relevante esse trabalho de exploração de matérias primas comuns à nossa região e também com viabilidade de uso no nosso solo”, complementa.

Apresentação de trabalhos em formato de poster.

Apresentação de pesquisas

A programação que deu início ao Mossoró Oil & Gas contou com a realização do V Workshop do PRH 55.1, o programa de formação de recursos humanos da ANP em funcionamento na Ufersa.

Além da palestra do professor Frederico do Carmo, os estudantes Gabriel Almeida Lima e Gthielly Maira Fernandes apresentaram suas pesquisas sobre o uso de biochar no nordeste brasileiro e irrigação de capim elefante com água produzida, respectivamente.

Acompanhando a programação a convite do PRH 55.1, a Assistente de Meio Ambiente da ANP, Ludimilla Valente, disse que essa é uma oportunidade de se aproximar das pesquisas em andamento.

Palestra sobre o tema “Biochar no Semiárido – transformando resíduos em oportunidade de negócios”

 

O coordenador do NPCO2, Frederico Ribeiro do Carmo.

 

Apresentação de trabalhos em formato de poster.

 

Ludimilla Valente, Assistente de Meio Ambiente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Da esquerda para a direita: Rodrigo Codes, Nildo Dias, Daniel Valadão e Frederico do Carmo.

Leave a Reply