Em artigo publicado no periódico ACS Omega, pesquisadores do NPCO2 apresentam um novo modelo para a estimativa da viscosidade dinâmica de ésteres relacionados ao biodiesel no estado líquido. O estudo foi liderado por Frederico Ribeiro do Carmo, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2), que é o autor correspondente da publicação. Também assinam o artigo os pesquisadores Rafael Fernandes Melo e Alanderson Araújo Alves, do NPCO2, juntamente com profissionais vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Maxwell Laurentino da Silva e Osvaldo Chiavone-Filho – e à Universidade Federal de Lavras – Nathan Sombra Evangelista.
A pesquisa tem como título “A New Method for Predicting the Liquid Dynamic Viscosity of Biodiesel-Related Esters Based on the Corresponding State Principle” e foi publicada no dia 17 de julho.
De acordo com os autores, o modelo proposto apresentou alta precisão, com desvios relativos absolutos médios de 12,95% em condições atmosféricas e 7,94% em condições de alta pressão. “Dada sua confiabilidade, este modelo é altamente recomendado para simulações futuras, contribuindo para avanços em aplicações práticas relacionadas ao biodiesel”, afirmam os pesquisadores.