ROG.e: Bolsistas do NPCO2 participam, no Rio de Janeiro, do maior evento de energia da América Latina

By 27 de setembro de 2024outubro 4th, 2024Notícias NPCO2

Equipe do NPCO2 na programação do ROG.e, realizado entre os dias 23 e 26 de setembro no Rio de Janeiro (RJ).

Um grupo formado por quatro estudantes e um professor do Núcleo de Pesquisa em Baixo Carbono da Universidade Federal Rural do Semi-árido (NPCO2/Ufersa) participou entre os dias 23 e 26 de setembro do ROG.e, ou Rio Oil&Gas, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A programação contou com mais de 73 mil inscritos e mais de 630 empresas representadas.

“Esse é o maior evento de energia da América Latina”, afirma o professor e pesquisador Frederico Ribeiro do Carmo, um dos coordenadores do NPCO2, que acompanhou os alunos. Temas como transição energética, sustentabilidade, uso de novas tecnologias e mudanças no mercado foram abordados em mais de 200 palestras e sete eventos paralelos.

Além do professor Frederico do Carmo, a Ufersa foi representada pelos estudantes Paulo Reginaldo Costa Filho (do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água); Maria Helena Lima da Silva e Luiz Augusto Galdino Melo (do curso de Engenharia Química); e Letícia Costa da Silva (do curso de Ciência e Tecnologia). O grupo é vinculado ao Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH 55.1, da Ufersa) e ao Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2).

Confira abaixo os trabalhos apresentados pelos estudantes da Ufersa durante o ROG.e:

“Simulação do potencial de sequestro de carbono no solo usando biochar em cultivo de sorgo sacarino no semiárido potiguar”
Autor: Paulo Reginaldo Costa Filho

“Potencial da aplicação de géis à base da glicerina bruta para faturamento hidráulico de poços de petróleo”
Autora: Maria Helena Lima da Silva

“Moringa oleífera lam como inibidor de corrosão”
Autor: Luiz Augusto Galdino Melo

“Avaliação do extrato foliar da moringa oleífera lam como inibidor de incrustação de carbonato de cálcio”
Autora: Letícia Costa da Silva