Skip to main content

Estudo aponta novo modelo para viscosidade de componentes do biodiesel

By 18 de julho de 2025julho 21st, 2025Notícias NPCO2


Em artigo publicado no periódico ACS Omega, pesquisadores do NPCO2 apresentam um novo modelo para a estimativa da viscosidade dinâmica de ésteres relacionados ao biodiesel no estado líquido. O estudo foi liderado por Frederico Ribeiro do Carmo, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2), que é o autor correspondente da publicação. Também assinam o artigo os pesquisadores Rafael Fernandes Melo e Alanderson Araújo Alves, do NPCO2, juntamente com profissionais vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Maxwell Laurentino da Silva e Osvaldo Chiavone-Filho – e à Universidade Federal de Lavras – Nathan Sombra Evangelista.

A pesquisa tem como título “A New Method for Predicting the Liquid Dynamic Viscosity of Biodiesel-Related Esters Based on the Corresponding State Principle” e foi publicada no dia 17 de julho.

De acordo com os autores, o modelo proposto apresentou alta precisão, com desvios relativos absolutos médios de 12,95% em condições atmosféricas e 7,94% em condições de alta pressão. “Dada sua confiabilidade, este modelo é altamente recomendado para simulações futuras, contribuindo para avanços em aplicações práticas relacionadas ao biodiesel”, afirmam os pesquisadores.