
Parte da equipe do NPCO2 na recepção aos profissionais da empresa Cimento Apodi. Foto cedida.
Uma equipe da empresa Cimento Apodi esteve em Mossoró (RN) nesta quarta, dia 23, em uma visita aos laboratórios do Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO₂), localizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A programação teve início com uma palestra sobre o tema “Sustentabilidade e Coprocessamento na Indústria Cimenteira”, proferida pelos representantes da Cimento Apodi: a coordenadora de Sustentabilidade e ESG Cybele Souza, o analista de Sustentabilidade Gustavo Martins, e o analista de Coprocessamento Adeilson Rocha.
“Um dos pontos centrais da apresentação foi o detalhamento do coprocessamento como uma alternativa tecnológica para reduzir a utilização de combustíveis fósseis nos fornos de clínquer, considerado um dos principais gargalos técnicos e ambientais do setor”, detalha o pesquisador Adriano O. Lima, do NPCO₂. “Os representantes da empresa destacaram as iniciativas voltadas à substituição térmica por biomassa, combustíveis alternativos derivados de resíduos e resíduos industriais passíveis de reaproveitamento energético, abordando os principais entraves técnicos, logísticos e regulatórios que limitam a escalabilidade dessas soluções”.
Após um momento de interação da equipe da Cimento Apodi com pesquisadores e estudantes vinculados tanto ao NPCO₂ quanto ao Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP na Ufersa (PRH55.1), a programação teve continuidade com uma visita a laboratórios. Este momento foi conduzido pelo coordenador do NPCO₂ Frederico Ribeiro do Carmo, que apresentou aos presentes a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento já disponíveis, assim como projetos em andamento na linha de pesquisa Economia Circular. Atualmente, o NPCO₂ desenvolve soluções voltadas para processos de descarbonização, com foco na utilização de materiais funcionais obtidos a partir de resíduos e biomassa oriundos da região. “A interação também propiciou um momento de brainstorming técnico sobre possibilidades de projetos colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre o NPCO₂ e a Cimento Apodi”, acrescenta o pesquisador Adriano O. Lima.
Diálogo terá continuidade
A aproximação entre pesquisadores do NPCO₂ e a empresa Cimento Apodi terá continuidade durante o II Congresso de Sustentabilidade e ESG da Cimento Apodi, marcado para os dias 13 e 14 de agosto nas cidades de Russas(CE) e Fortaleza(CE). A coordenadora de Sustentabilidade e ESG da Cimento Apodi, Cybele Souza, destacou a importância de estruturar parcerias estratégicas com instituições científicas capazes de contribuir com soluções alinhadas aos desafios tecnológicos da indústria cimenteira, especialmente no que tange à redução da pegada de carbono, aproveitamento de resíduos locais e inovação em processos sustentáveis.

Programação contou com palestra e visita a laboratórios. Foto cedida.

Equipe do NPCO2 e da empresa Cimento Apodi. Foto cedida.

Programação contou com palestra e visita a laboratórios. Foto cedida.