O Núcleo de Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (NPCO2) conquistou, nesta quarta-feira (30), seu primeiro registro oficial de software concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se do Octopus versão 2.0, uma ferramenta desenvolvida para facilitar a estimativa de propriedades físico-químicas de compostos orgânicos moleculares e líquidos iônicos.
Desenvolvido em VBA como uma biblioteca de funções para o Microsoft Excel®, o Octopus 2.0 foi criado pelos pesquisadores Frederico Ribeiro do Carmo (NPCO2/Ufersa) e Adriano Erique de Oliveira Lima (NPCO2/IFCE), em parceria com o professor Nathan Evangelista Sombra, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A principal vantagem da ferramenta é permitir, de forma prática e acessível, o cálculo de propriedades como viscosidade, densidade, calor específico, pressão de vapor, entre outras, diretamente na interface familiar do Excel®. Com isso, elimina-se a necessidade de softwares comerciais caros ou a busca em bases de dados dispersas.
O Octopus 2.0 foi fundamental na geração de insights científicos que resultaram em publicações internacionais assinadas por pesquisadores do NPCO2 e do Grupo de Pesquisa em Termofluidodinâmica Aplicada (GPTA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), parceiro estratégico do núcleo.
Voltado a profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de Engenharia Química, Química Industrial, Ciências dos Materiais, Bioengenharia, entre outras, o software contribui para a realização de análises, simulações e estudos aplicados com mais eficiência, confiabilidade e acessibilidade.